08 set 2016

Tese de Doutorado desenvolvida na UFU é finalista em prêmio do Ministério da Saúde

imagem-lafip-biosens
A tese de doutorado da ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica/UFU, Renata Pereira Alves Balvedi, foi selecionada pelo Ministério da Saúde como uma das seis melhores teses do país, sendo finalista do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – 2016.

A tese “Desenvolvimento de um sistema inovador para o diagnóstico eletroquímico portátil, rápido e de baixo custo do vírus Epstein-Barr baseado em fisiopatologias associadas como câncer e doenças autoimunes” foi desenvolvida sob orientação da Profa. Ana Graci Brito Madurro (Instituto de Genética e Bioquímica) e co-orientação do Prof. João Marcos Madurro (Instituto de Química). O resultado final será divulgado na cerimônia de entrega do prêmio que tem data prevista para dezembro, em Brasília.

Pela segunda vez consecutiva o Grupo de Pesquisas em Nanomateriais (LAFIP/NANOTEC) e Biossensores (BIOSENS) da Universidade Federal de Uberlândia recebe este Prêmio do Ministério da Saúde. Na Edição de 2015, o ex-aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química, Luciano Pereira Rodrigues, também teve sua tese classificada entre as 06 melhores dentre as 108 teses submetidas a este prêmio oriundas de todo o país, recebendo menção honrosa pela tese “Desenvolvimento de Biossensores para o Diagnóstico de Meningite”, sob orientação do Prof. João Marcos Madurro e co-orientação da Profa. Ana Graci Brito Madurro.

O reconhecimento da relevância da produção científica e tecnológica da Universidade Federal de Uberlândia com este prêmio deve ser ressaltado, pois ele é de âmbito nacional, na área de Ciência e Tecnologia em Saúde, com potencial de incorporação pelo Sistema Único de Saúde e integra as ações do Ministério da Saúde para o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde.

Outras informações podem ser consultadas no link:
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/noticias-sctie/25423-comissao-julgadora-do-premio-de-incentivo-em-ciencia-e-tecnologia-para-o-sus-2016-define-finalistas