Diretrizes Básicas da Rede Mineira de Química

1) A RQ-MG promoverá pelo menos duas reuniões anuais envolvendo todos os participantes da Rede, que deverão ocorrer preferencialmente durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) no 1º semestre de cada ano e nos Encontros Regionais da SBQ de Minas Gerais no 2º semestre. Nos encontros serão discutidos assuntos pertinentes à Rede, além da realização de “workshops” e discussões sobre temas relevantes para a comunidade.
2) Além das duas reuniões principais mencionadas no item-6, a RQ-MG realizará reuniões regulares com o Comitê Geral, Comitê Gestor e Grupo de Apoio Estrutural e Logístico, para discutir e deliberar sobre questões relevantes, como por exemplo instalação, manutenção e aquisição de novos equipamentos.
3) Para participar da RQ-MG o professor deverá mostrar potencial para desenvolver atividades de pesquisa na área de química e apresentar projeto de pesquisa a ser desenvolvido, possivelmente em colaboração com outros participantes da Rede, que será apreciado pelo Grupo de Discussões de sua universidade e Comitê Geral. Cada instituição estabelecerá critérios coerentes de avaliação dentro da realidade de cada universidade, havendo uma expectativa de convergência de critérios na medida em que os objetivos da Rede sejam gradualmente atingidos.
4) Os trabalhos científicos publicados utilizando recursos materiais e humanos da Rede deverão fazer menção ao apoio da RQ-MG e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
5) Por último, mas não menos importante, é fundamental que todas as atividades coletivas realizadas pela Rede Mineira de Química sejam em um clima de respeito, profissionalismo, harmonia e cordialidade.